PESQUISADORA DO ICETI, DRA. LUCIANA REZENDE, TEM PROJETO APROVADO COM RECURSOS DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

A pesquisadora do ICETI e docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da UNICESUMAR teve o seu projeto aprovado na Chamada Pública 10/2020 – no Programa de Pesquisa e Inovação em Design, da Fundação Araucária.

Com título “Uso da manufatura aditiva no setor da construção civil: inovação aliada à sustentabilidade”, a pesquisa visa projetar e fabricar uma impressora 3D na aplicação da técnica Contour Crafting da manufatura aditiva para o desenvolvimento de diferentes compósitos de matriz cimentícia, objetivando a construção sustentável.

A chamada foi publicada em junho deste ano e recebeu a submissão de 11 projetos, sendo que, ao final, somente três foram aprovados, dos quais apenas um oriundo de instituição privada, o ICETI/UNICESUMAR. Sobre esse dado, a Dra.  Luciana mencionou que “isso evidencia a qualidade dos nossos pesquisadores e mostra, principalmente, a nossa convergência com a realização de pesquisas científicas que aproximam a comunidade científica ao setor comercial e industrial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, finalizou.

Participarão, também, da condução da pesquisa a Profa. Dra. Flávia Aparecida Reitz Cardoso (UTFPR/Campo Mourão), Profa. MSc. Marla Corso (Centro Universitário Integrado e Universidade Positivo) e os mestrandos Lilian Keylla Berto e Maicon Douglas Leles da Silva (PPGTL/UNICESUMAR). Trata-se, portanto, de um projeto colaborativo com várias IES.

Protótipo da impressora 3D para uso na construção civil.