Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Jun./2017 – Curitiba/PR
Professora: Edneia Aparecida de Souza Paccola
Evento: Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Jun./2017 – Curitiba/PR
O Fórum Internacional de Resíduos Sólidos – FIRS consolida-se como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos, apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.
A busca de soluções para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos tem se constituído em desafio, tanto para o setor público como para o setor privado. Há preocupação, sobretudo no que concerne à poluição dos recursos hídricos, bem como na compreensão dos mecanismos de biodegradação da massa de rejeito e sua influência no comportamento dos aterros sanitários e, por extensão, na vida das populações.
O trabalho “Aplicação do resíduo do café no desenvolvimento de Impatiens walleriana”, apresentado pela professora Dra. Edneia Ap. de Souza Paccola (Mestrado em Tecnologias Limpas/Agronomia) com os alunos Luiz André Oliveira Rosa (Agronomia) e Lidiane Santos Nakaie (Mestrado em Tecnologias Limpas) demostrou que a borra de café embora sendo ela um resíduo de baixo valor para a sociedade pode trazer grandes benefícios para produção de Impatiens walleriana quando misturado com outros resíduos.
Destaques
//=wp_list_categories();?>Professoras e alunos do campi de Curitiba apresentam trabalhos em Congresso na Colômbia
ICETI faz reunião com os pesquisadores contemplados com bolsas do PROIND e divulga premiação
Pesquisador do ICETI, professor Dr. Braulio Branco ministra palestra na Universidade do Porto
AGROLAB recebe o presidente e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária
Prof.ª Drª Rúbia Corrêa publica artigo em revista de fator de impacto 12.56